All for Joomla All for Webmasters

Projeto de Vida

Orientar-se permite se projetar para o futuro. O projeto de vida possui diversas vertentes, alguns o consideram como escalas variadas, de acordo com cada indivíduo. É importante ter em mente que a ideia de cidadania, aquela que determina os direitos e deveres de cada um, está unida à ideia de projeto, pois há ligações entre objetivos individuais e coletivos.

O projeto de vida, quando articulado em grupo, passa a por em conjunto pessoas com as mais variadas diferenças, porém com uma meta em comum: alcançar o que foi planejado.

Individualmente não se trabalha o aspecto coletivo, em que se verifica a personalidade de cada um para se chegar aonde foi determinado, porém a relação do indivíduo com a sociedade, seja direta ou indiretamente, forçando, assim, o exercício da cidadania.

A principal característica de um projeto de vida está na incerteza. Ao traçar uma linha não é possível prever entre o sucesso e o fracasso do projeto. O risco se torna constante, desde os primeiros passos até os últimos, isto é, pode dar certo como também pode dar errado. Nada é certo ao ponto de ser criada convicção e nada é errado a ponto de causar trivialidade.

A importância do projeto de vida

O projeto de vida possibilita viver longe do automatismo. Aproxima-nos do que é imprevisível. Há uma quebra de paradigmas até mesmo na rotina, já que o projeto está vinculado à expansão da criatividade, ou seja, promove mudanças que sem elas dificilmente as metas seriam atingidas para se chegar ao objetivo traçado.

A aproximação dos ideais de vida não se distancia das novas criatividades impostas pela imprevisibilidade. No entanto, mesmo com desafios pelo caminho, devido às incertezas, a busca de um projeto de vida pode gerar sentido à existência, que, sem esse sentido, a nada seria atribuído valor de conquista depois de superados os desafios.

A concepção de um projeto de vida dá ao sujeito maior coerência para entender as aspirações pessoais que o envolvem, já que ela apenas passa a fazer sentido quando a vida possui um horizonte e uma direção para onde ir.

A importância do coaching para o projeto de vida

Todos entendemos que a existência não está desvinculada de realizações que possam ser engendradas, independentemente da maneira e como deva acontecer. Com isso, a vida passa a ter sentido. No entanto, os caminhos para obterem-se resultados favoráveis pode não ser fáceis e contar com um coach pode ser a solução.

O processo de coaching possibilita que a pessoa possa rever sua autoimagem para que ela mude o que for preciso a fim de alcançar o novo projeto de vida traçado, pois, sem que haja essas mudanças, a empreitada se tornaria difícil ou até impossível.

Com isso, o indivíduo que passa pelo coaching pode ter que realizar algumas revisões como na maneira de se relacionar; o que o motiva a seguir em frente para alcançar o projeto de vida; quais ferramentas são utilizadas para tal fim; que capacidades devem ser aprimoradas para tal empresa; e habilidades que possibilitem maiores avanços para conseguir atingir as metas e seu estado desejado.

 

Rui Mesquita