All for Joomla All for Webmasters

Atenção Plena

 

A meditação Mindfulness, ou atenção plena, é a capacidade de focar em apenas uma tarefa, prestando atenção as nossas ações e emoções. É estar consciente a tudo que se passa a nossa volta, e aos outros.

Ao trabalhar com a Atenção Plena, você deixa de fazer atividades no piloto automático e começa a notar cada detalhe a sua volta, contribuindo assim para se fazer escolhas mais conscientes.

E praticar o mindfulness te deixa mais consciente com relação ao seu corpo, pensamentos, emoções, e ao ambiente, aproveitando o melhor que a vida está a te oferecer.

Ficou curioso para saber mais a Atenção Plena? Então continue lendo esse post, e entenda por que essa prática pode trazer maravilhas para a sua vida.

Quais os benefícios da Mindfulness?

São muitos os benefícios de se fazer a meditação mindfulness, pois ela permite uma melhora significativa no seu bem-estar e saúde, reduzindo respostas impulsivas, ou já programadas.

Os ganhos dessa prática para a sua vida são inúmeros, dentre eles:

  • Te ajuda a combater a ansiedade, a depressão
  • Melhora suas noites de sono
  • Aumenta consideravelmente a sua produtividade
  • Melhora seu foco ao realizar atividades
  • Reduz o impacto de doenças terminais
  • Melhora a dor crônica
  • Estimula a memória
  • Te ajuda a controlar a irritabilidade, o stress do dia a dia
  • E essa pratica também pode ser é usada em crianças, principalmente aquelas com deficiência de atenção.
  • E te auxilia a ter autocontrole, inclusive para se eliminar vícios de sua vida, pois ao estar mais consciente com relação aos sentimentos e desejos, você consegue geri-los de uma melhor forma, e não simplesmente ficando à mercê deles.
  • Controla distúrbios alimentares, tais como compulsões, bulimia, etc.

Formas de praticar o mindfulness

Geralmente fazemos nossas atividades do dia a dia de forma programada, mecânica, inconsciente, no entanto ao aplicar a atenção plena a sua vida, você passa a ter a consciência das funções que realiza, apreciando cada detalhe, tendo assim uma outra experiência de vida.

Trouxemos seis dicas para você colocar em prática, e transformar a sua vida:

  1. Aproveite o seu banho

Quem nunca durante o banho ficou imerso a pensamentos, refletindo sobre como foi o dia, ou preso a algum acontecimento ruim, que só nos amarram e não nos deixam progredir, ou até mesmo planejando qual será a próxima atividade a ser realizada

E nem sequer nos damos conta daquela ação, do simples ato de se tomar um banho

Porém você que está disposto a aplicar a atenção plena em sua vida, a partir de agora terá uma experiência única, ao imaginar como se fosse a primeira vez que sente aquela água em seu corpo, seja ela fria ou quente, você irá notar a fragrância do sabão, aos movimentos das suas mãos durante o banho, estando consciente a cada sensação que aquele ato irá te proporcionar.

  1. Coma consciente

Ao se fazer uma refeição, esqueça as distrações, e observe todo o processo, a comida em seu prato, a forma que os alimentos e suas cores, se atente a sua mastigação, distinga os diferentes sabores. Aproveite aquele momento, pois essa ação irá contribuir inclusive para uma melhor absorção dos nutrientes pelo seu corpo.

  1. Observe as pessoas

É mágico praticar mindfulness com as outras pessoas, principalmente com aquelas que já são do nosso convívio, então concentre em quem estiver conversando, preste atenção em seus gestos, na forma como ela (o) fala, não julgue, apenas escute, aprecie.

Tenha um diálogo com aquela pessoa como se fosse à primeira vez, esteja totalmente presente aquela conversa.

  1. Pratique durante uma viagem

Viajar é uma das melhores maneiras de sentir prazer, mas para isso acontecer, você deve se desligar totalmente de trabalho, em possíveis atividades que terá que cumprir após retornar, não se prenda a preocupações. Viva aquele momento, e permita-se conhecer a cultura local, a comida típica, as pessoas, os pontos turísticos, caso contrário você terá feito uma viagem vaga e superficial, não aproveitando toda a experiência que aquele lugar pode te oferecer.

  1. Respire

Sente confortavelmente em um local quieto, mantenha os olhos fechados e respire naturalmente. Não se permitindo a pensar em nada, concentre-se apenas em sua respiração, ao ar entrando e saindo de suas narinas. Sinta o presente. Relaxe.

  1. Tenha um momento para si

Tenha um momento somente para você, para que você possa refletir sobre a sua vida, e se auto conhecer. Esse momento pode ser enquanto volta do trabalho, ou indo para a faculdade, ou até mesmo antes de dormir, apenas priorize o silencio, prestando atenção a suas emoções, e as sensações que aquele instante irá te proporcionar.

Fazer uso constante da pratica de meditação Mindfulness, ou atenção plena, te proporciona sensações, e atitudes mais conscientes para a sua existência, afinal o grande segredo do sucesso é dedicar toda a sua atenção para o processo.

Rui Mesquita